sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeiro post (viajando juntos)


No final do ano passado, entre uma tulipa e outra, durante infinitas comemorações e despedidas, um grupo de amigos premeditou um plano ousado: uma viagem juntos para a Europa. Viria bem a calhar fazermos todos uma visita ao Thiago e à Louise, que já estavam, naquele momento de malas prontas pra uma estadia de um ano na Espanha. Estava nos planos do Pedro, que recém-formado almejava uma viagem ritual. Convinha também ao Gui e ao Diogo, que já guardavam um dinheirinho pra conhecer o velho mundo. Para o Renato, e para mim consequentemente, essa era uma viajem de afirmação da irmandade com o Thiagão. Parceiros no Escambo, e vindos de um ano intenso de trabalhos e emoções, Thiago, Renato e Lucas já guardavam uma imensa saudade antecipada, sentiam a dor e a delícia da distância imposta pelas circunstâncias, a quase obrigação do desapego, e a tristeza do preemente afastamento não só dos palcos e do trabalho, mas principalmente da convivência cotidiana da mais pura amizade. Para o Renato a perspectiva da viagem além de minimizar a saudade, ainda trazia a promessa desse encontro musical na Europa, incluindo a possibilidade de shows por lá. Seria o ano do Escambo na Espanha! O Lucas também iria, ou não, nunca se sabe. Tanta motivação acabou por animar o Fedrá e a Marília que começaram a acalentar um sonho de ir também e usufruir dessa vibração brasileira por terras européias. Assim a gig começou a se desenhar.
Com tanto tempo para planejar as conversas foram rolando, outros amigos aderindo à ideia, entre outros tantos chopps e festejos. O Thiagão lá de Salamanca na torcida por essa grande gig. Os contatos lá fora, capitaneados pela amiga Biba até apresentaram interesse no barulho que prometiamos fazer. E cada grupinho foi planejando sua viagem como podia, como sonhava.

Junta dinheiro daqui, faz uns contatos de lá...

O Lucas confirmou que iria, e assim pudemos fechar shows do Escambo em Madrid, através de um anjo querido que nos foi apresentado pela Bianca, chamado Alvaro, que conseguiu fechar com duas casas muito maneiras! Zanzibar no dia 29 de julho e Contraclub dia 31. Thiagão se encarregou de fechar mais um em Salamanca no famoso El Savor, dia 02 de agosto, onde ele já toca sempre.

O Pedro viajou em maio, com a perspectiva de passar três meses mochilando e conhecendo vários países. Rolou festinha de despedida e tudo.

E o mês de julho foi se aproximando com a sonhada viagem. Os roteiros e as datas não se cruzavam muito, mas isso não era exatamente um problema... Todos estariam pela Europa e se rolasse um encontro seria lindo, senão tudo certo também. Por isso surgiu a ideia desse blog. Um lugar onde todos poderiam escrever e contar suas experiências e aventuras. Viajando junto, mesmo não estando junto.

O Guilherme e o Diogo partiram no início de julho. Eu e Renato saímos do Brasil dia 14 à noite chegando ao Porto dia 15.

Nas vésperas da viagem ficamos sabendo que o Escambo estava entre os 3 concorrentes ao Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de MPB, que acontecerá dia 11 de agosto no Teatro Municipal, no Rio. Por isso eu e Renato antecipamos a nossa volta para o dia 11/08 (nosso objetivo seria voltar dia 15, mas o motivo é dos mais nobres).

A grande irônia é que a viagem já começou... Esse post era para ter sido colocado antes de partirmos, mas a correria dos preparativos finais não permitiu esse tempo. E a emoção da chegada na Europa, as dificuldades de acesso a internet, etc... também atrasaram as primeiras notícias. Vou atualizar em pequenos resumos em novos posts daqui pra frente. Por isso divirtam-se amigos e sintam-se convidados a viajar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, critique, participe, barbarize